domingo, 9 de agosto de 2009

O VIADUTO DO MEU PAI



Neste dia dos pais, nada me faz lembrar mais o meu pai do que o Viaduto Santa Efigênia, localizado no centro de São Paulo. Para aqueles que não conhecem, o Viaduto Santa Efigênia é uma via cuja estrutura foi integralmente fabricada na Bélgica, com inauguração datada de 26/09/1913. Localiza-se sobre o Vale do Anhangabaú, tendo início no Largo São Bento e fim em frente à Igreja de Santa Efigênia. Para mim e meus irmãos, graças ao nosso pai, o que sempre foi o Viaduto Santa Efigênia era o Viaduto do Chá. Vou contar a história.

Desde pequenos, nas manhãs de sábado, nosso pai nos levou para passeios ao centro, ou à cidade, como preferir. Alguns pais levam os filhos para jogar futebol, mas o meu não. Ele gostava de nos levar para a misteriosa e grandiosa “cidade”, e sempre nos fez gostar daquele lugar. Contou histórias, ensinou a andar rápido para não ser assaltado, indicou pontos históricos. Tratou o centro de São Paulo com mais maestria que Caetano Veloso cantando SAMPA. Desde a minha infância em me lembro dele me contar histórias sobre o Viaduto do Chá. Contava que havia sido construído por ingleses, os quais mantinham plantações de chá no Vale do Anhangabaú. Só se esqueceu de dizer que aquele viaduto que dava na Igreja Santa Efigênia, perto das lojas de instrumentos e de modelismo, na verdade, era o próprio Viaduto Santa Efigência.

Alimentei esta impressão até pouco tempo, quando, para minha surpresa, falaram-me que aquele viaduto, na verdade, não se chamava Viaduto Santa Efigenia, bem como que não havia sido construído com materiais ingleses, mas sim belgas. A notícia serviu de gozação para toda a família por um grande tempo. Meu pai, como era de se esperar, nunca admitiu o erro, dizendo que todos nós é que havíamos nos enganado.

Certo ou errado, não importa. O que vale mesmo é que meu pai embutiu em mim e nos meus irmãos a paixão pelo centro, pelo que é antigo, histórico. Não importa que ele chamava o Viaduto Santa Efigênia de Viaduto do Chá, pois o que vale mesmo é que ele nos ensinou a descobrir, pesquisas, gostar de nossa história. Aliás, minha mãe deve culpá-lo até hoje por isso, pois perdi um ano de escola com viagens solitárias pelo Centro de São Paulo. Não aprendi a matemática, mas me aprofundei na história, na história do povo paulistano.

Decerto, acho que meu pai sempre soube que aquele viaduto todo feito de metal belga que orna a passagem pelo Vale do Anhangabaú é o Viaduto Santa Efigênia. Como já disse, não importa. Para mim, sempre vai ser aquele Viaduto construído por ingleses que o meu pai me apresentou numa daquelas tão gostosas manhãs de sábado. Pai, obrigado! Feliz Dia dos Pais!

2 comentários:

  1. SEU PAI TEM GRANDE AMOR POR VOCÊ, PODE ATÉ TER COMETIDO ERRO EM RELAÇÃO AO VIADUTO, MAS ACERTOU NA FORMA DE EDUCÁ-LO. CLARO QUE TUDO QUE ELE ENSINOU A VOCÊ , AO FELIPE E AO LUCAS, FOI UM FORMA DE DESPERTAR O CONHECIMENTO E AMOR A ESSA CIDADE, MAS ACIMA DE TUDO, O MOTIVO PRIMORDIAL SEMPRE TÊ-LOS AO LADO DELE.

    ResponderExcluir
  2. Adoro ler seus textos, sempre tão cheios de emoção, você escreve com o coração!!!
    Parabéns a todos os Pais e claro, um beijão ao meu querido Ricardinho!
    Te amo muito!
    *.* Beijinhos *.*

    ResponderExcluir